top of page
FOTO 1 EDITADA_IMG_0442-2 (1) (1)_edited

Conheça quem elabora o projeto

Márcia Guena

Márcia Guena é Jornalista, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre pelo em Programa de Pós Graduação em Integração da América pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA). Atua como Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro e como professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Comunicação, com fotografia, e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e docolonial. É coordenadora do Grupo de Pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos, da UNEB, coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico

IMG_20241024_185203796_HDR (3)_edited_ed
Ibiri - Vermelho.png

Ceres santos

PHOTO-2022-01-13-11-18-03 (1).jpg

Céres  Santos, é ativista dos movimentos negro e de mulheres negras e é ebomi no Ilê Axé Torrunde. É jornalista e tem doutorado pela ECA/USP. É professora adjunta  na UNEB, no Curso de Jornalismo em Multimeios, Juazeiro/BA e é  coordenadora do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS). Participa do grupo de estudos do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).

Ibiri - Vermelho.png

Edilane ferreira

Edilane Ferreira é Doutora em Estudos Literários (UFAL) e mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB), com pós-doutorado, também, em Ecologia Humana. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Estudos Literários (UFAL). É graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas (UPE) e em Comunicação Social - Jorrnalismo em Multimeios (UNEB). Tem experiência como professora universitária e atua como revisora há mais de 10 anos, sendo uma das revisoras do periódico REVASF, da UNIVASF, onde também atuou como professora de metodologia científica e de produção textual. Possui experiência como parecerista de diversas revistas científicas brasileiras.

WhatsApp Image 2024-11-16 at 22.15.37.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Antonilde almeida

WhatsApp Image 2024-11-17 at 07.17.48.jpeg

 Possui Mestrado em Educação - UDELMAR/Chile. Especialista em Leitura e Produção Textual - PUC\MG (1999). Graduada em Letras FFPP/UPE. Professora da UNEB - Campus III/Juazeiro nas áreas de Letras, Educação, Leitura, Formação de professores, Libras e Educação do campo nos cursos de Pedagogia e Comunicação social - jornalismo em multimeios.

Ibiri - Vermelho.png

Milena silva

Milena Silva é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Integrante do KABECILÊ, Grupo de Estudos Interseccionais (UNIVASF). Busca desenvolver pesquisas sob o eixo da interseccionalidade: relações raciais, gênero e classe, assim como as suas interfaces com as políticas sociais.

WhatsApp Image 2024-11-16 at 19.29.27.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Paloma souza

WhatsApp Image 2024-11-16 at 22.16.10.jpeg

Paloma Souza, jornalista em multimeios, com MBA em Marketing, e atualmente é mestranda em Comunicação, no Programa de Pós-Graduação - Póscom, na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui ainda Extensão Universitária em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo - USP, com foco no módulo Raça e Etnia. Suas pesquisas acadêmicas se concentram em raça, etnia, povos de terreiro e feminismo negro.

Foi bolsista de Iniciação Científica por três anos e meio no projeto "Imagens e histórias das religiões de matriz africana no bairro do Quidé, em Juazeiro/BA" coordenado pelas professoras Dras. Márcia Guena  e Ceres Santos.

Em maio de 2024, foi premiada na etapa regional do Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação durante o Intercom, na modalidade "Livro-reportagem", categoria "Jornalismo", com o livro intitulado “Todos os Encantos: A festa do Caboclo Boiadeiro reúne tradição afro-indígena em Juazeiro/BA” que agora está como finalista na etapa nacional.

É integrante do grupo de pesquisa CEPAD - Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, na UFBA.

Ibiri - Vermelho.png

Donária do carmo

Donária do Carmo  é mestranda em Filosofia pelo Programa Profissional em Filosofia (PROF-FILO) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), turma 2024 - 2026, Pós - graduação em Educação Contextualizada para Convivência para Convivência com o Semiárido pela UNEB ( Universidade do Estado da Bahia), concluida me 2014 (Juazeiro / BA) Graduada em Filosofia licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo/RS, concluida em 1988. Concursada como professora de Filosofia do Estado da Bahia desde 2011 ate a presente data. Assessora de Formação de professores do Fundamental II, EJA, coordenadores e gestores. Concursada como professora de Filosofia no Estado de Santa Catarina de 2001 ate 2008. Centro Social Marista de Dourados, MS de 2008 ate 2010. Centro Social Marista Monte Serrat - Florianópolis/SC de 199 ate 2008.

WhatsApp Image 2024-11-25 at 14.17.39.jpeg

brenda maurício

Ibiri - Vermelho.png

Brenda Mauricio é pedagoga formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atualmente cursa pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Com uma trajetória dedicada à educação e ao desenvolvimento humano, Brenda trabalha como pedagoga na unidade de Semiliberdade do município de Juazeiro, onde aplica suas habilidades para promover o crescimento e a reintegração social dos adolescentes.

Durante sua graduação, Brenda participou do projeto de mapeamento geográfico dos povos de terreiro no município de Juazeiro. Essa pesquisa foi de grande importância para a valorização e reconhecimento dessas comunidades tradicionais, proporcionando uma compreensão mais profunda da sua cultura e práticas. A experiência não só lhe proporcionou uma grande admiração pela riqueza cultural desses povos, como também lhe conferiu uma valiosa bagagem de conhecimento que enriquece sua prática pedagógica.

WhatsApp Image 2024-11-27 at 19.39.44.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Marcus gomes

Marcus Gomes é jornalista em multimeios da UNEB, em Juazeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa Afirmativa (pesquisa sobre a população negra e povos de terreiros de 2018 a 2021).

WhatsApp Image 2024-11-25 at 13.49.25.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Vilma neres

Vilma Neres é mestra em Relações Étnico-Raciais (Cefet/RJ) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UniJorge). Realiza trabalhos como analista de projetos artísticos/culturais, fotógrafa de memórias afetivas e etnografia, artista visual, arte-educadora, educomunicadora, editora de publicações, podcaster, consultora em Relações Étnico-Raciais, realizadora audiovisual e produtora cultural. 

WhatsApp Image 2024-11-27 at 19.31.18.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Dirceu rodrigo

Dirceu Rodrigo é intérprete de Libras da área cultural e artística desde 2021. Pós-graduando em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (Estácio), músico (IF Sertão), arte-educador, ator e bailarino. Atua em diversos espetáculos de dança, música e Teatro pelo SESC Petrolina e outras cias locais.  Fez parte da primeira equipe de Acessibilidade do São João de Petrolina 2023 e do São João de Senhor do Bonfim em 2024.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 09.26.03.jpeg
Ibiri - Vermelho.png

Luanderson nascimento

Luanderson Nascimento é professor, intérprete tradutor de Libras na área educacional em Pernambuco desde 2020, como interprete desde 2014 e iniciou na área cultural desde 2023, Pedagogo e proficiente em interpretação  e tradução em Libras, pós graduando em educação especial e Libras, graduando em Letras Libras (FAESPE). Fez parte da primeira equipe de acessibilidade do São João de Petrolina em 2023 e do São João de Senhor do Bonfim em 2024, participação especial em competições de Quadrilhas, festivais, Teatros, oficinas e amostras em Petrolina 2024.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 09.26.03 (2).jpeg
regua_horizontal_negativo.png
bottom of page