





%20(1)_edited.jpg)






Conheça quem elabora o projeto








































































Márcia Guena
Márcia Guena é Jornalista, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre pelo em Programa de Pós Graduação em Integração da América pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA). Atua como Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro e como professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Comunicação, com fotografia, e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e docolonial. É coordenadora do Grupo de Pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos, da UNEB, coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
_edited_ed.png)

Ceres santos
.jpg)
Céres Santos, é ativista dos movimentos negro e de mulheres negras e é ebomi no Ilê Axé Torrunde. É jornalista e tem doutorado pela ECA/USP. É professora adjunta na UNEB, no Curso de Jornalismo em Multimeios, Juazeiro/BA e é coordenadora do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS). Participa do grupo de estudos do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).

Edilane ferreira
Edilane Ferreira é Doutora em Estudos Literários (UFAL) e mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB), com pós-doutorado, também, em Ecologia Humana. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Estudos Literários (UFAL). É graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas (UPE) e em Comunicação Social - Jorrnalismo em Multimeios (UNEB). Tem experiência como professora universitária e atua como revisora há mais de 10 anos, sendo uma das revisoras do periódico REVASF, da UNIVASF, onde também atuou como professora de metodologia científica e de produção textual. Possui experiência como parecerista de diversas revistas científicas brasileiras.


Antonilde almeida

Possui Mestrado em Educação - UDELMAR/Chile. Especialista em Leitura e Produção Textual - PUC\MG (1999). Graduada em Letras FFPP/UPE. Professora da UNEB - Campus III/Juazeiro nas áreas de Letras, Educação, Leitura, Formação de professores, Libras e Educação do campo nos cursos de Pedagogia e Comunicação social - jornalismo em multimeios.

Milena silva
Milena Silva é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Integrante do KABECILÊ, Grupo de Estudos Interseccionais (UNIVASF). Busca desenvolver pesquisas sob o eixo da interseccionalidade: relações raciais, gênero e classe, assim como as suas interfaces com as políticas sociais.


Paloma souza

Paloma Souza, jornalista em multimeios, com MBA em Marketing, e atualmente é mestranda em Comunicação, no Programa de Pós-Graduação - Póscom, na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui ainda Extensão Universitária em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo - USP, com foco no módulo Raça e Etnia. Suas pesquisas acadêmicas se concentram em raça, etnia, povos de terreiro e feminismo negro.
Foi bolsista de Iniciação Científica por três anos e meio no projeto "Imagens e histórias das religiões de matriz africana no bairro do Quidé, em Juazeiro/BA" coordenado pelas professoras Dras. Márcia Guena e Ceres Santos.
Em maio de 2024, foi premiada na etapa regional do Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação durante o Intercom, na modalidade "Livro-reportagem", categoria "Jornalismo", com o livro intitulado “Todos os Encantos: A festa do Caboclo Boiadeiro reúne tradição afro-indígena em Juazeiro/BA” que agora está como finalista na etapa nacional.
É integrante do grupo de pesquisa CEPAD - Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, na UFBA.

Donária do carmo
Donária do Carmo é mestranda em Filosofia pelo Programa Profissional em Filosofia (PROF-FILO) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), turma 2024 - 2026, Pós - graduação em Educação Contextualizada para Convivência para Convivência com o Semiárido pela UNEB ( Universidade do Estado da Bahia), concluida me 2014 (Juazeiro / BA) Graduada em Filosofia licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo/RS, concluida em 1988. Concursada como professora de Filosofia do Estado da Bahia desde 2011 ate a presente data. Assessora de Formação de professores do Fundamental II, EJA, coordenadores e gestores. Concursada como professora de Filosofia no Estado de Santa Catarina de 2001 ate 2008. Centro Social Marista de Dourados, MS de 2008 ate 2010. Centro Social Marista Monte Serrat - Florianópolis/SC de 199 ate 2008.

brenda maurício

Brenda Mauricio é pedagoga formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atualmente cursa pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Com uma trajetória dedicada à educação e ao desenvolvimento humano, Brenda trabalha como pedagoga na unidade de Semiliberdade do município de Juazeiro, onde aplica suas habilidades para promover o crescimento e a reintegração social dos adolescentes.
Durante sua graduação, Brenda participou do projeto de mapeamento geográfico dos povos de terreiro no município de Juazeiro. Essa pesquisa foi de grande importância para a valorização e reconhecimento dessas comunidades tradicionais, proporcionando uma compreensão mais profunda da sua cultura e práticas. A experiência não só lhe proporcionou uma grande admiração pela riqueza cultural desses povos, como também lhe conferiu uma valiosa bagagem de conhecimento que enriquece sua prática pedagógica.


Marcus gomes
Marcus Gomes é jornalista em multimeios da UNEB, em Juazeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa Afirmativa (pesquisa sobre a população negra e povos de terreiros de 2018 a 2021).


Vilma neres
Vilma Neres é mestra em Relações Étnico-Raciais (Cefet/RJ) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UniJorge). Realiza trabalhos como analista de projetos artísticos/culturais, fotógrafa de memórias afetivas e etnografia, artista visual, arte-educadora, educomunicadora, editora de publicações, podcaster, consultora em Relações Étnico-Raciais, realizadora audiovisual e produtora cultural.


Dirceu rodrigo
Dirceu Rodrigo é intérprete de Libras da área cultural e artística desde 2021. Pós-graduando em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (Estácio), músico (IF Sertão), arte-educador, ator e bailarino. Atua em diversos espetáculos de dança, música e Teatro pelo SESC Petrolina e outras cias locais. Fez parte da primeira equipe de Acessibilidade do São João de Petrolina 2023 e do São João de Senhor do Bonfim em 2024.


Luanderson nascimento
Luanderson Nascimento é professor, intérprete tradutor de Libras na área educacional em Pernambuco desde 2020, como interprete desde 2014 e iniciou na área cultural desde 2023, Pedagogo e proficiente em interpretação e tradução em Libras, pós graduando em educação especial e Libras, graduando em Letras Libras (FAESPE). Fez parte da primeira equipe de acessibilidade do São João de Petrolina em 2023 e do São João de Senhor do Bonfim em 2024, participação especial em competições de Quadrilhas, festivais, Teatros, oficinas e amostras em Petrolina 2024.
.jpeg)










































































